Sobre o Mapa Cultural de MS

Mapas Culturais é um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados brasileiros. A ideia surgiu em julho de 2013 quando agentes culturais de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para discutir as bases para a criação de uma ferramenta de mapeamento das iniciativas e gestões culturais. Em Mato Grosso do Sul, recebe o nome de Mapa Cultural de Mato Grosso do Sul.

Essa plataforma colaborativa, já está em uso em diversos locais, dentro e fora do Brasil. De forma ampla, reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público e à sociedade, a nível nacional e internacional, uma radiografia da área cultural com acesso a um mapa de espaços e eventos culturais do lugar.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, disponibilizará a plataforma para todos os municípios do estado em outubro de 2020. De imediato, servirá de ferramenta e suporte à implantação e desenvolvimento da Lei Aldir Blanc (Lei n° 14.017/20 de 29 de junho). Em futuro próximo terá a função de dar visibilidade e transparência a toda política cultural desenvolvida no estado, além de apresentar os trabalhadores e trabalhadoras da área e seus produtos, tornando-se importante vitrine para divulgação artística e ações de gestão cultural em MS.

v