As informações deste registro é histórico gerado em 04/11/2020 ás 18:10:42.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

GRUPO DE DANÇA ENGENHO NOVO

No município de Jaraguari a 37 km de Campo Grande MS, está localizada a comunidade Quilombola Furnas do Dionísio. Fruto de um cenário que sobreviveu através dos tempos, com sua cultura, tradições e a preservação da natureza.
A Dança do Engenho Novo é umas das tradições da Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio. Que antes, era dançada por escravo para amenizar o trabalho exaustivo nos engenhos e hoje, significa resistência, expressão corporal e sentimental. O Engenho Novo é dançado entre Homens e mulheres que dançam em roda, soltos, cantando com o ritmo da embolada, batendo palmas: “Engenho-Novo, / Engenho-Novo, / Engenho Novo, / Bota a roda pra rodar”.

Endereço:

CEP: 79440-000

Logradouro: Rua Principal

Número: 02

Complemento: Chácara Nossa Senhora Aparecida

Bairro: Comunidade Quilombola de Furna dos Dionisio

Município: Jaraguari

Estado: MS

Descrição

A tradição que passada de geração em geração, corre o risco de acabar. A falta de recursos financeiros para investir em vestimentas, instrumentos musicais, tem tornado os ensaios e apresentações cada vez mais raros. A comunidade teme que em futuros próximos assim como foi com o catira, a cobrinha, a dança do Engenho Novo não acabe também. Pois, vivendo da agricultura familiar não há possibilidade de manter financeiramente o grupo de dança.
São atendidas, setenta quilombolas, com faixa etária entre cinco a sessenta anos. Hoje, por falta de recursos o projeto está acontecendo lentamente e com a chegada invasiva do turismo, crianças e adolescentes estão expostos à área de riscos. O único entretenimento que tinham, era a dança e a cachoeira. O projeto de dança já não acontece mais freqüentemente e já não é mais seguro, dividir o banho de riacho com pessoas estranhas.
Acredita se que o laço familiar, a cultura e os costumes são meios de blindar nossas crianças e adolescentes de mundo tão perverso em que vivemos. O principal objetivo desse projeto é elevar a autoestima do grupo, fazendo com que aceite sua identidade, tendo orgulho de sua raça e tradição. Participamos de todas as festividades na comunidade quilombolala de Furnas dos Dionizio e também em comunidades vizinhas quando convidados. Os ensaios acontecem em área cedido pela associação de Pequenos Produtores de Furnas do Dionisio.