A Dança do Engenho Novo é umas das tradições da Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio. Que antes, era dançada por escravo para amenizar o trabalho exaustivo nos engenhos e hoje, significa resistência, expressão corporal e sentimental, expressando a identidade cultural da comunidade. Representada por crianças e adolescentes, e adultos o grupo participa de eventos apresentações representando o município em várias regiões do Estado.
Descrição
No município de Jaraguari a 37 km de Campo Grande MS, está localizada a comunidade Quilombola Furnas do Dionísio. Fruto de um cenário que sobreviveu através dos tempos, com sua cultura, tradições e a preservação da natureza.Fundada 1980 por Dionísio Antônio Vieira e Joana Luiza de Jesus ex-escravos vindos de Minas Gerais vieram em busca de terras propícias e segura para garantir a sobrevivência de seus nove filhos. Hoje seus descendentes chegam à quinta geração. São noventa e cinco famílias, e quatrocentas e cinqüenta pessoas aproximadamente.
Os anos passaram, mas, a tradição permanece, e é vistos através do modo simples e hospitaleiro de viver desse povo.
A Dança do Engenho Novo é umas das tradições da Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio. Que antes, era dançada por escravo para amenizar o trabalho exaustivo nos engenhos e hoje, significa resistência, expressão corporal e sentimental, expressando a identidade cultural da comunidade. Representada por crianças e adolescentes, e adultos o grupo participa de eventos apresentações representando o município em várias regiões do Estado. Atende atualmente cerca de 70 pessoas com a arte da dança, onde são envolvidos os participantes do grupo e suas famílias. O projeto atua em apresentação em feiras, festas da comunidade e a convite.
Vídeos
